As experiências dos Grupos com Portadores e Familiares

Bom dia, pessoal.

Hoje estou comemorando com todos  a chegada de um novo participante no nosso grupo. Já na chegada começa contando algumas coisas a seu respeito, desde quando tem o diagnóstico, desde quando ele percebe que teve o primeiro surto e também como tem lidado com tudo, já que tem uma filha pequena. Os outros participantes do grupo ouviram e já foram trocando experiências com o recém chegado. Foi bem interessante ver o grupo se ajudando mutuamente. Me surpreendeu ver que a troca já começou desde o primeiro momento, pois, inicialmente se espera muito mais um certo tipo de cautela ou acanhamento, do que uma participação direta por parte de um novo participante. Ficar à vontade, me parece que foi o que aconteceu desde o primeiro instante com o novo participante.

Além disso, algumas observações que considero importantes foram surgindo nesse encontro. Tenho anotado num caderno tudo o que acho relevante para posterior reflexão com os próprios participantes e também para ver como podemos aprender com esses pequenos fragmentos no futuro. Uma frase que me marcou e eu anotei foi:

“A Esclerose vem para ensinar não só quem tem o diagnóstico, mas também a todos aqueles que estão ao redor do portador.” Frase do novo participante.

Foi interessante ouvir isso pois, no dia anterior, tendo feito o segundo encontro com o grupo de familiares, foi justamente sobre isso que falamos. Que tipo de convite podemos considerar que a Esclerose seja em nossas vidas, perguntei ao grupo. Ouço, por muitas vezes, que a Esclerose melhorou a qualidade de vida das pessoas, pelos cuidados que ela exige. Daí é que veio a lógica da minha questão.

Se pudéssemos considerar o diagnóstico como um convite, que tipo de convite seria esse?

Cheguei à conclusão de que a flexibilidade seria um dos principais aspectos que a Esclerose Múltipla nos convida a resgatar em nossas vidas. Os familiares concordaram, dada a alta imprevisibilidade do dia a dia do portador.

Deixe seu comentário dizendo se concorda ou não com a pergunta acima. Agradecemos muito se for familiar ou portador. Sua resposta será muito importante para a nossa aprendizagem.

Bom final de semana a todos.

Maureen.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: