As experiências dos Grupos com Portadores e Familiares

Oi, pessoal. Andei investigando alguns artigos científicos sobre a Esclerose Múltipla e encontrei muita coisa interessante. Os que vão ao encontro do que tenho pensado ultimamente sobre a EM estão relacionados com uma nova área de investigação da Medicina que se chama PSICONEUROIMUNOLOGIA. Essa área entende que o corpo tem sistemas de funcionamento interrelacionados – o psicológico, neurológico, endócrino e imunológico – e que, portanto, influenciam-se mutuamente, mas ainda não se sabe onde começa um e termina o outro. Vocês têm, abaixo, o nome do artigo do qual tirei trechos que julguei importantes de serem divulgados principalmente por que falam sobre o quão vital é para a saúde do organismo o contato social. Assim sendo, logo lembrei que isso é justamente o que os grupos oferecem ao portador de Esclerose Múltipla.

Espero que gostem!!!

_________________________________________________________________________________________

EMOÇÕES E SISTEMA IMUNOLÓGICO: UM OLHAR SOBRE A PSICONEUROIMUNOLOGIA.

Revista PSICOLOGIA: TEORIA, INVESTIGAÇÃO E PRÁTICA, 2002.

_________________________________________________________________________________________

A longevidade está relacionada com a pertença a grupos sociais fortes, sendo a percepção de suporte social um factor protector face a stressores

 Os sujeitos com mais suporte são mais saudáveis, têm menos probabilidade de ficar emocionalmente perturbados e de ficar fisicamente doentes.

O efeito do isolamento social em termos de saúde é comparável ao efeito de outros factores de risco como fumar, pressão sanguínea, lipídios no sangue, obesidade e actividade física. 

Os sujeitos com mais e melhores contactos sociais que têm os episódios de gripe mais leves e menos freqüentes.

Alguns estilos de personalidade em que predomina a negação ou repressão emocional estão associados a mais problemas de saúde.

A forma mais natural de dar sentido e integrar os acontecimentos de vida é através da utilização da linguagem e da partilha com outros.

Falar permite a comparação social, integrar pontos de vista alternativos e, especialmente, contribuir para a organização das imagens e das respostas fisiológicas e emocionais sob uma forma narrativa de modo a dar continuidade e assim assimilar as dimensões cognitivas com as emocionais num todo articulado.

Comentários em: "Acontecimentos de vida, expressão emocional e saúde" (2)

  1. Acredito que tudo seja equilibrio. Verdade que na maioria das vezes não conseguimos nos manter neste equibilibrio. Nesta hora contamos com o apoio de Psicologos e Psiquiatras para nos ajudar a procurar o equilibrio e a mante-lo pelo maior tempo possível. Ontem minha esposa viu uma frase durante uma caminhada que dizia: “Nada nos empede de continuar, nem o(a) ……”. A continuação da frase era a doença a que este grupo se referia. Então acredito que essa possa ser uma frase universal. Cada um de nós pode completá-la como se sentir melhor.

  2. NOSSA, EU ADOREI O TEU BLOG!!! ASSIM COMO VOCÊ EU PESQUISO DEMAIS SOBRE A EM … ATÉ PQ GOSTO DE ENTENDER O QUE SE PASSA NO MEU CORPO! ACABO COLOCANDO NO MEU BLOG MAIS AQUILO QUE ACONTECE COMIGO, ATÉ PQ TENHO MAIS ARGUMENTOS PARA O ASSUNTO. MAS ESTOU LENDO UM LIVRO DE 500 PÁGINAS DE PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A EM … E ACHEI COISAS BEM INTERESSANTES E PRETENDO LOGO PUBLICAR NO MEU BLOG!!!
    OUTRA IDÉIA QUE EU TIVE TB É CRIAR UM MSN PARA CONVERSAR COM PESSOAS QUE TENHAM O MESMO PROBLEMA, ACHO SUPER INTERESSANTE TER CONTATO E ATÉ MESMO CONHECER.
    MEU AMIGO PRETENDE ASSIM QUE ALIVIAR O TRABALHO DELE, LINKAR NO MEU BLOG UM CHAT … VAMOS VER SE ISSO DÁ CERTO MESMO!!! RSRSRSR ….
    MAS COMO EU DISSE … ACHO SUPER RELEVANTE TROCAR IDÉIAS!!! AFINAL NÃO SE SABE MUITO SOBRE A DOENÇA! MAS PODEMOS ENTENDER PELO MENOS COMO VIVER COM ELA! RS
    BJOSSS

Deixe um comentário

