As experiências dos Grupos com Portadores e Familiares

Pessoas! Essa reportaggem sobre o Alzheimer saiu ontem na 
Zero Hora online. Achei interessante colocar aqui porque 

fala sobre uma possível maneira de prever alterações nas 
funções cerebrais. Ou seja, detectam sinais antecipadamente 
ao desenvolvimento do quadro completo da doença. Assim sendo, 
pode vir, num futuro distante (ou não) a ajudar a
prevenir Esclerose Múltipla. Confira abaixo.
__________________________________________________________________________________________________________________

Exame de sangue pode prever Mal de Alzheimer

Teste pode detectar alterações moleculares caracterizadas pela função cerebral limitada e problemas de memória que podem afetar atividades diárias

//

Uma pesquisa da Finlândia descobriu que um exame de sangue pode ajudar médicos a detectarem com mais precisão o Mal de Alzheimer, pelo menos cinco anos antes que os sintomas comecem a se manifestar.
A partir do teste, seria possível detectar alterações moleculares caracterizadas pela função cerebral limitada e problemas de memória que podem afetar atividades diárias. Os pesquisadores finlandeses acompanharam 143 pessoas que sofrem de transtorno cognitivo leve junto com 46 pessoas saudáveis e 37 com doença de Alzheimer. Verificou-se que 52 pessoas que sofriam de transtornos cognitivos desenvolveram Alzheimer depois de 31 meses.
Os pesquisadores encontraram alterações químicas no sangue desses voluntários, o que indica mudanças no cérebro associadas com o desenvolvimento de Alzheimer. Eles esperam que o novo teste possa ser usado em larga escala dentro de alguns anos, para ajudar médicos a diagnosticarem o problema mais cedo, permitindo melhor controle dos efeitos da doença, que degenera as funções cerebrais.
O estudo, realizado por cientistas da Universidade do Leste e Centro de Pesquisa Técnica da Finlândia (VVT), foi publicado na revista Translational Psychiatry.
Sintomas da doença
Cada paciente é acometido de uma forma diferente. No entanto, existem pontos em comum. O sintoma primário mais recorrente, por exemplo, é a perda de memória. Muitas vezes, os primeiros sintomas são confundidos com problemas de idade ou estresse. Quando a suspeita recai sobre a Doença de Alzheimer, o paciente é submetido a uma série de testes cognitivos e radiológicos.
Com o avanço da doença, aparecem novos sintomas, como confusão mental, irritabilidade, agressividade, alterações de humor, falhas na linguagem, perda de memória a longo prazo. É nesta fase que o paciente começa a desligar-se da realidade. O Mal de Alzheimer pode manter-se não diagnosticado e assintomático durante anos.
Fonte: Associação Brasileira de Alzheimer

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: