As experiências dos Grupos com Portadores e Familiares

Boa tarde, pessoal! 

Achei interessante algumas perguntas que tenho lido no twitter Multiple Sclerosis e pensei em trazer a dinâmica para cá. Eu coloco algumas perguntas aqui e as pessoas portadoras podem ir respondendo e se ajudando mutuamente. É uma forma também do blog ser mais “público” e talvez até mais prático para as pessoas. Que tal?! Eu gostei muito da idéia e resolvi tentar. Vamos lá??!

Talvez seja interessante os leitores do blog enviarem seus questionamentos e eu os publico aqui quando quiserem ter respostas. Sintam-se convidados desde já!

Portanto, aqui vai a primeira e segunda pergunta. Lembrando que estou colocando aqui perguntas reais de portadores de outros países, ok?! :

  • Mulheres portadoras: Vocês têm mais exacerbações durante seu ciclo menstrual? Eu noto que no começo do meu ciclo fico mais fraca, enjoada e tonta. Penso que pode ser por alguma espécie de perda de ferro. Alguém toma suplementos durante esse período e quais?!

 

  • Como fazer para lidar com crianças pequenas enquanto sou portadora de EM? Alguma idéia interessante e prática para me apoiar?
Comentários em: "Perguntas e respostas" (2)

  1. Simone Francez Bomfim disse:

    Boa tarde!

    Quanto a pergunta referente ao ciclo menstrual, eu respondo: Sim, eu sofro muito durante o período menstrual, inclusive parece que estou surtando.

    Por isso conversei com meus médicos e resolvi sempre emendar o anticoncepcional, porém como se não bastasse, meu Rebif parece que interferiu no efeito e comecei a menstruar no meio do ciclo do remédio.

    Meu Gine, sugeriu utilizar o Mirena, um tipo de DIU que age localmente e portanto não sofreria intervenção do Rebif. Você fica 5 anos com o Mirena inserido.

    Enfim, agora estou avaliando essa opção, ainda não decidi. O ideal é você conversar com o seu Neuro e Gineco para chegarem a uma solução.
    Abraços.

    Simone

  2. Andréa Cristina Alvarez disse:

    Tenho endometriose associada. Descobri na mesma época da EM. Tive que operar e em 2015 decidimos colocar Mirena porque a endometriose é pesada também. Sim tove perca de ferro e estou tomando reposição com noripurum e b12 injetávelá 1x mês

Deixe um comentário

